quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Diplomados, e Agora?






A Justiça Eleitoral da comarca de Poço Verde diplomou no dia 17 de dezembro os legisladores eleitos para o mandato de 2009 à 2112, juntamente com o burgomestre e sua vice.
Miro, a minha latente preocupação, nos legisladores eleitos pelo povo de Poço Verde, são 09, com possibilidade de acréscimo para 11, dependendo da vontade metamorfosica dos legisladores federais. É uma preocupação que transcende o simples desejo de um legislativo forte, mesmo porque em termos de novidades, temos apenas 04, visto que a maioria é composta por 02 mais experientes e 03 raposas velhas da política do nosso município. A pergunta é: Será que, no frigir dos ovos, todos serão iguais?
O que é fazer a diferença, num País marcado pelo clientelismo, assistencialismo barato, corrupção desenfreada, troca de favores, locupletação com dinheiro público enfim, uma infinidade de usos e abusos da máquina pública em benefício próprio, de mandos e desmandos dos antigos e novos coronéis e seus asseclas, dos quadrilheiros e seus testas-de-ferro e capatazes. As cartas foram postas, a vontade do povo é, aos poucos mandada as favas, o ditame constitucional de poderes republicanos independentes cai por terra quando os chefes dos executivos assoberbam-se na condição de pequenos ditadores. Fará a diferença aqueles Edis que não aceitarem o jugo dos coronéis da política local, os velhos e os mais recentes. Fará a diferença os legisladores que não trocarem suas idéias por empregos, conta na farmácia e no posto de gasolina, propina ou quaisquer favor político trocado por voto na aprovação de todos os projetos oriundos do executivo.
Assim, apesar do receio, esperamos que nessa nova leva de vereadores eleitos pelo povo e não pelos manda-chuvas, se revelem políticos honestos e conscientes, mesmo porque as velhas cobras da câmara estão prontas para dar o bote, mesmo porque, esperamos que estes, os novatos, encarem a vereança como um serviço público e não como um emprego que precisa de renovação a cada quatro anos.
Resta-nos esperar. No dia 1º de janeiro teremos o primeiro teste, dependendo de como se posicionarão os novos vereadores teremos um esboço do que vai acontecer no futuro.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.