sábado, 10 de janeiro de 2009

O QUE ESPERAMOS DE UM BOM PREFEITO


Na campanha política recente publicamos, em forma de panfleto, o artigo “O que esperamos de um bom prefeito”, nesse momento de discussão, reflexão e crítica sobre esse blog, republicamos esse artigo para que possamos acompanhar a atuação política e administrativa de nossos gestores públicos, pois, as divagações presentes se aplicam a qualquer gestor que administra recursos públicos nessa Cidade, Estado e País.
Todos devem se questionar e responder pensando na coletividade e não em benefício próprio, obviamente alguns vão responder pensando da seguinte maneira: Um bom prefeito é aquele que vai me dar um emprego, ou um emprego para o meu filho, esposo, esposa, parente, ou ainda, se me der blocos, cimento, dentadura, um saco de açúcar, feijão, enfim, para estes a visão de coletividade não existe e a indústria do clientelismo, da submissão, do nepotismo e da corrupção deve ser mantida.
No entanto, acendendo a fogueira do debate, propomos uma reflexão baseada na seguinte resposta: De um bom prefeito espera-se:
Em primeiro lugar, de um bom prefeito espera-se fidelidade ao seu povo. Essa fidelidade se expressa principalmente no cumprimento do programa de governo – obras e ações com que ele se comprometeu para sua cidade durante a campanha – ou, ao menos, no cumprimento do programa de ação que explicitou nos diálogos que teve durante o processo eleitoral.
Em segundo lugar, de um bom prefeito se espera ter capacidade acumulada para dirigir o município (experiência administrativa; liderança política; bom conhecimento dos assuntos contemporâneos da cidade; equilíbrio no enfrentamento de conflitos e crises; postura de diálogo aliada a capacidade de decisão no tempo oportuno; paciência e disponibilidade para ouvir a população e vereadores; tolerância quanto a diversidade de estilo das pessoas com que trabalha; disposição para ter presença e vigilância contínuas no município; costume de trabalhar com planejamento e em equipe; coragem de dizer não).
Em terceiro lugar, de um bom prefeito se espera que tenha as qualidades necessárias para uma vida política sadia ( honestidade no exercício do cargo público; transparência nas atividades públicas; separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos e das empresas, do partido ).
Em quarto lugar, de um bom prefeito se espera que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares, que são muito fortes sobre ele, uma vez que o poder municipal, prefeito e vereadores, é aquele que, em todo mundo, está mais próximo do contato direto com o povo. O poder municipal cuida da educação infantil e cuida bastante da saúde do povo. Juntas, as obrigações de educação e saúde podem ultrapassar a metade dos gastos municipais. Acrescentem-se às tarefas do poder municipal a conservação e investimentos em infra-estrutura viária e em todos os aspectos físicos da cidade, o cuidado com o transporte estudantil, com o trânsito, com a limpeza urbana, com a iluminação pública, com assistência social, com habitação popular, com a promoção do desenvolvimento econômico, do emprego e renda, com o esporte, com a cultura, com o lazer, com os serviços funerários e com novas tarefas que o município vem assumindo em todas as áreas, inclusive na segurança pública.

Prof. Luiz Carlos dos Santos
Baseado em artigo da Revista “LE MONDE diplomatique/Brasil -
Págs. 28 e 29 – ano 1 / número 11 / junho 2008”.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.