quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Uma nova América, um novo Mundo é possível.













Visitando o site http://www.cartamaior.com.br/, deparei-me com duas noticias, a primeira, efusiva e a segunda reflexiva.
Tratamos, a princípio da vitória de Evo Morales no referendo sobre a nova constituição da Bolívia. “O presidente boliviano Evo Morales saudou a vitória no referendo sobre a nova Constituição boliviana como o fim do Estado colonial, do colonialismo interno e externo. "Hoje é a refundação da Bolívia", comemorou. Algumas das principais propostas aprovadas: tamanho máximo das propriedades rurais será de 5 mil hectares; povos indígenas passam a ter a propriedade dos recursos florestais e direitos sobre a terra e recursos hídricos; empresas estrangeiras serão obrigadas a reinvestir seus lucros na Bolívia.” In.http://www.cartamaior.com.br/ .
Assim, séculos de colonialismo, genocídio, perseguições e torturas está, aos poucos, chegando ao fim. É claro que a resistência dos herdeiros do colonialismo continua mas, com a eleição e afirmação de um presidente descendente dos povos andinos o processo de criação de uma nova América junta-se ao sonho dos brasileiros, com o Presidente Lula, dos venezuelanos com Hugo Chaves e dos equatorianos com Rafael Correa, que representam os ideais libertários do povo americano. Sabemos que 500 anos de massacre e de exploração econômica são difíceis de reverter em poucos anos de trabalho e luta, mas, um processo de mudanças profundas nas instituições que controlam os países citados foi desencadeado e os povos não aceitam mais o jugo e a exploração desenfreada. Quizera que algumas das propostas da nova Bolivia fossem adotadas em forma de lei no Brasil, principalmento sobre a questão fundiária. Viva o povo Boliviano!

A segunda noticia do site mencionado, trata-se de uma entrevista de Leonardo Boff legitimo representante da Teologia da Libertação sobre a crise mundial. Cito apenas uma parte da sua fala: “ Se esse não for um caos criativo, será um caos destrutivo. Trata-se de um novo padrão civilizatório, nós temos que nos acostumar a consumir menos.”(Leonardo Boff). Conclamo os leitores a ler a entrevista completa do ex-frei que foi obrigado a se afastar da Igreja Católica por defender idéias revolucionárias na chamada Teologia da Libertação (entrevista completa no site acima citado).
Acompanhem notícias do Fórum Social mundial que está acontecendo em Belém e é pouco noticiando pela grande imprensa do País por se tratar de um fórum de discussão dos reais problemas mundiais e tem a participação dos povos de vários países.
(Jornalistas internacionais do Sin Permiso,Il Manifesto, Página 12 , Rebelión e do La Jornada farão cobertura compartilhada do FSM de Belém com Carta Maioragências; 26-01)
Fotos do site http://www.cartamaior.com.br/
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.