sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, BELÉM/PA, 25 A 1º DE JANEIRO DE 2009, POÇO VERDE ESTEVE PRESENTE







Imagine um mega evento social com a participação de cerca de 156 mil pessoas de 142 países, representantes de 2600 entidades sociais do mundo todo, 05 presidentes de repúblicas da América Latina e 16 ministros do Governo Lula. Estamos falando do Fórum Social Mundial(FSM), ocorrido em Belém do Pará entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009.
Poço Verde esteve presente no FSM, representados pelo enfermeiro Magno do MOPS/Movimento Popular de Saúde e por Anisia, uma jovem poçoverdense estudante do 2º ano de enfermagem. Tento, nesse artigo jornalístico, resgatar um pouco das impressões desse magnífico e fundamental evento popular, sob a ótica dos nossos representantes.
O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo. As três primeiras edições do FSM, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil), em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, posteriormente na Índia . Em 2006, em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).
Para Magno o Fórum é um contraponto ao Consenso de Washington e ao Fórum de Davos “que é um fórum econômico. O FSM não é um Fórum deliberativo, mas um debate social acerca dos problemas que o capitalismo gera e não discute com os povos do mundo. Esta discussão ampla envolve: saúde, educação, meio ambiente, mídias alternativas etc. Para Anisia as impressões mais marcantes foram as que transmitiram idéias e princípios de solidariedade, diversidades e novas perspectivas de vida, e discussões como questões éticas: “responsabilidade social, compromisso com a vida de todos os atores sociais, sociedade civil, estado.” desvinculando da aparência (na Grécia Antiga o que marcava era o SER, no Mundo Capitalista o TER e hoje, no mundo contemporâneo o que prevalece é o APARECER) . Magno ressaltou, também, a atuação do MOPS e da ANEPS/Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde, “pois esses movimentos apresentam discussões que vão além dos modelos econômicos que oprimem a humanidade formando um estado em caixinhas que engessa qualquer participação popular, pois esse modelo de estado burocratiza a vida social”, e como disse o Presidente Lula, que esteve presente no evento, “UM OUTRO MUNDO NÃO É SÓ POSSÍVEL, É NECESSÁRIO”.
Confesso que fiquei extremamente emocionado com o que ouvi de duas pessoas com experiências de vidas diferentes. Um mais maduro e participe ativo de movimentos sociais, nascido e criado no debate contínuo e na construção de um mundo melhor e outra jovem estudante sem experiência nesse tipo de debate mas que, ambos, falaram do Fórum Social como um momento marcante para suas vidas e para vida da humanidade como um todo. Magno deixou uma impressão para lá de positiva, fez reforçar minha crença de que projetos de vida e de ação fora do estado é possível, como é possível levar aos jovens como Anisia uma imagem verdadeira do mundo, uma imagem possível de diversidade e de um planeta melhor para todos, ou, como disse Magno, “o movimento social é extremamente necessário no enfrentamento do estado neoliberal pós-moderno que tem como conseqüência a opressão e a pobreza.
P.S. José Magno Alves dos Santos é formado em Enfermagem, pela USP, com especialização em Saúde da Família.
Anisia é poçoverdenses, aluna oriunda de escola pública e Estudante de Enfermagem 2º Ano.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.