sábado, 28 de fevereiro de 2009

Rede Globo, Maquiadora Internacional







A Rede Globo de Televisão mais uma vez se supera e, dessa vez, de forma internacional, como uma grande maquiadora da verdade sobre sociedades, vendendo um produto made in Índia.
Estamos cansados de ver a realidade brasileira maquiada pelas novelas globais que vão ao ar semanalmente invadindo os lares brasileiros e, também, vendendo imagens distorcida da nossa realidade para o estrangeiro. Prova disso são as paisagens urbanas mostradas nas novelas, sempre aparecendo cartões postais do tipo Cristo Redentor, Copacabana e outras, e a realidade das favelas das grandes cidades nunca mostrados como realmente é.
Na nova novela das oito a globo se superou, em caminho das índias, as grandes cidades indianas são mostradas pelo seu lado mais bonito e encantador. São vistos templos, palácios e outros pontos turísticos para endinheirados verem.
Mas, a realidade da Índia, como no Brasil, é outra. A miséria campeia e a maioria da população vive no submundo da pobreza. Ressalvado a abordagem sobre a sociedade, dividida em castas, sempre, por sinal abordada, mostrando inclusive um víeis ideológico, parecendo comparar para justificar a questão de classes sociais, como se aqui fosse melhor pela questão de mobilidade, a Rede Globo dessa vez se superou, agora maquiadora internacional “made in índia”.
Observem as fotos no inicio do texto, essa realidade da miséria que campeia no submundo da maioria do povo indiano não é mostrada pela “nossa” rede globo.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.