domingo, 1 de março de 2009

BARRAGEM, O “POINT” DO VERÃO DE POÇO VERDE



“Domingo de sol, Poço Verde, prainha da barragem, futebol”. Essa paródia de uma música popular brasileira serve muito bem para emoldurar o lazer do povão de Poço Verde nos domingos desse verão.
Apesar dos perigos representados pelas inúmeras cercas de arame farpado e da qualidade duvidosa da água, os poçoverdenses se esbaldam nas águas da barragem e nas areias de suas pequenas margens. É possível ver e sentir a alegria de crianças, jovens e adultos refrescando-se nas águas da barragem nos dias quentes de domingo. É puro e simples prazer. Barracas, bóias, carros com som ligado, rede de vôlei bol armada, churrasqueira, enfim tudo que uma praia tem, exceto ondas e água salgada.
Contudo o perigo ronda constantemente os banhistas e, bem que o poder público municipal poderia fazer algumas intervenções positivas no ambiente para dar mais conforto e segurança aos usuários.
Primeiro, como forma de melhorar a vida dos banhistas, sugiro que se retire as perigosas cercas de arame farpado que literalmente invadiram as margens da barragem. Sabemos que foi uma invasão lenta e silenciosa que contou com a complacência e negligencia das autoridades constituídas do município . Somos cientes de que as cercas que infestam a barragem não são todas de ”agora”, mas não se pode fechar os olhos diante do absurdo e da insanidade que coloca em risco a vida de pessoas da comunidade. Se for necessário negocia-se com os “donos” das cercas, mas é fundamental, para garantir a integridade física dos banhistas que retire-as.
A Prefeitura Municipal poderia, também, após a retirada das cercas, passar a patrol e colocar areia nas prainhas das margens, inclusive fazendo áreas de lazer para prática de futebol de areia e vôlei bol. Deve-se, também, proibir o banho de animais e fazer constantemente testes de laboratório na água para saber os níveis de contaminação e se a qualidade é propicia para banho de seres humanos.
Por fim, uma parceria entre prefeitura, associação de moradores, pescadores e demais moradores das adjacências, como também proprietários de estabelecimentos comerciais, seria de grande utilidade para preservação, limpeza e utilização consciente da barragem, o “point’ atual do povão de Poço Verde.
Ah! Para não esquecer, reconhecer ações positivas, elogio publicamente a ação do executivo que propiciou o “primeiro carnabarra”, o carnaval da barragem que, apesar de incipiente foi legal para as pessoas que aqui permaneceram durante os feriados de carnaval.
Ademais, cantemos o refrão: “Domingo de sol, Poço Verde, prainha da barragem, futebol...”

No quadro do final do blog mais fotos da prainha da barragem verão 2009.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.