terça-feira, 7 de abril de 2009

UM DIA DE MARCHA E PROTESTOS EM POÇO VERDE





UM DIA DE MARCHA E PROTESTOS EM POÇO VERDE

Convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço Verde, agricultores e agricultoras do município marcharam nesta terça-feira, 07 de abril, pelas ruas da cidade.
Foi um movimento bonito de se ver, uma marcha pacifica de protestos que culminou com um ato de reivindicação no Banco do Brasil. Como me afirmou um pequeno trabalhador do campo “neste Brasil o pequeno só consegue as coisas depois de muita “zuada”, protesto e luta”.
O financiamento governamental para agricultura familiar é um parto difícil, e como todo investimento público que visa melhorar as condições de vida da população carente é cheio de entreveros, salamaleques e burocracia, quando não é campo profícuo para corrupção.
E por falar em investimentos e programas na agricultura no município é necessário falar no Fundo Municipal de Aval, dizer o que se produziu de bom, ressaltando que a idéia, frise-se, gestada na administração de José Everaldo de Oliveira foi louvável. É necessário elogiar quando o governante acerta, independente de sua cor partidária. No entanto, alguns indivíduos, principalmente os de maior poder econômico, desvirtuaram a idéia original e casos e mais casos de corrupção pipocaram, principalmente nos municípios circunvizinhos, com o envolvimento de Técnicos e agentes bancários macomunados com pseudosagricultores. O "dinheiroduto" funcionava dessa forma: Fazia-se um grupo de 10 agricultores, estes assinavam as propostas, como laranjas, recebiam o recurso repassavam para o agenciador que em troca dava a cada um uma quantia mínima e embolsava o montante total e, no final, muitos ainda pediam o PROAGRO, não pagando um centavo, dessa forma não retornando o recurso para o Banco.
Mas, falando da marcha, as reivindicações principais para o custeio 2008/2009 se referiam a maior agilidade na liberação dos recursos do PRONAF, abertura de novas contratações, acesso ao crédito por parte dos ex-alunos do PRONAF Jovem, garantir o acesso ao crédito às mulheres que desenvolvem atividades produtivas no estabelecimento rural/PRONAF Mulher, entre outras propostas que, se forem atendidas repercutirão melhorando a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras do município de Poço Verde.
Enfim, parece que o povo de Poço Verde está acordando, com ou sem patrulhamento ideológico, várias categorias estão indo às ruas para reivindicar direitos e melhor, através da iniciativa popular representada pelos sindicatos. Viva os Professores! Viva os Funcionários Públicos! Viva os Trabalhadores Rurais!
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.