terça-feira, 5 de abril de 2011

Mensagem aos Alunos Concludentes 2010

Mensagem aos eternos alunos e alunas do CEPJO
Proferida na Colação de grau 2010

Amigos e amigas,

Foram, para alguns, três longos anos e para outros, mais. Hoje parece que o tempo voou. O primeiro dia das suas vidas de estudantes do Colégio Estadual Professor João de Oliveira parece que foi ontem. Vocês lutaram para fugir do corredor no 1º ano; brigaram para sair das salas mais quentes do 2º ano e guerrearam para, enfim, ir embora definitivamente das últimas salas do 3º ano.

Mas, tenham certeza, vai bater um “banzo”, saudade danada das prosas nos corredores, das brincadeiras nas salas de aula, das mostras de arte, das primaveras literárias, dos jogos internos, das conversas, apelidos, codinomes dos professores, funcionários, equipe diretiva, até das angústias dos dias de provas e resultados finais. Nessa horas, quando bater o banzo, podem vir nos visitar, andar de novo nos corredores, prosear com professores, sentirem-se eternos alunos do CEPJO.

Todos os anos converso com “meus alunos” e “alunas” “terceiranistas”, tentando fazer com que um lampejo de agradecimento, uma réstia de luz, de consciência ser acenda e que, como forma de agradecer a sua velha e boa escola, aos anos de uso de suas dependências, façam um mutirão final de limpeza, quiça pintura e arrumação, num momento final de despedida do ambiente que deu guarita a busca da intelectualidade. Mas, se isso não acontecer, também ficaremos satisfeitos, pois, nesses três anos aprendemos a gostar de vocês, a entender suas virtudes e defeitos, a compreender o quão bons alunos vocês foram, pois, nos respeitaram e respeitaram essa escola que é nossa e que será dos nosso filhos, sobrinhos, netos, irmãos, amigos.

Para finalizar deixo para reflexão uma poesia de Pablo Neruda, para que vocês pensem em se tornarem cada vez mais em pessoas alegres, conscientes, que se valorizem como seres humanos, que busquem constantemente a felicidade sem se prender a dogmas, tabus e convenções sociais impostas. Nunca pensem em se tornarem seres amargos, nem que para isso seja necessário abandonar o que aprece certo, mas, que na verdade os tornam reféns das falsas convicções de vida pseudo confortável. Lutem sempre par se tornarem seres planos de luz e alegria.

Eis a poesia. Reflitam:

Morre lentamente - Pablo Neruda

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar,
morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor
ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante...
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade".


Luiz Carlos(Luladezéemidio) - Janeiro de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Educação no Interior

SOBRE A NOSSA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE.
UM APELO DE UM PROFESSOR PARA AQUELES QUE SE PREOCUPAM COM A EDUCAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS DO INTERIOR DO ESTADO - Texto compartilhado em janeiro de 2011 - Prof. Luiz Carlos (Lula)

As noticias publicadas no site da SEED sobre aprovação em vestibulares reflete a política centralizadora da SEED com relação a apoio aos alunos e as Escolas Públicas da Capital em detrimento as do interior. O Colégio Estadual Professor João de Oliveira em Poço Verde/Se aprovou 14 alunos só no vestibular da UFS, sem contar ainda os das outras faculdades, e os egressos. Aprovamos alunos nos cursos mais cobiçados da UFS como Engenharia civil e Enfermagem entre outros, mesmo com o flagelo educacional provocado pela falta de professores ocorrida durante o ano de 2010 que corre o risco de se perpetuar, de começarmos o ano letivo de 2011 com o mesmo problema. (faltou professores de química, matemática, biologia, física entre outros).
Como professor e pai de aluno faço, não um pedido, mais rogo, em nome do que tem de mais sagrado para as nossas famílias interioranas, que é a educação, olhem para as escolas do interior, principalmente dos municípios mais distantes, nossos alunos são inteligentes, carentes, humildes e necessitamos apoiá-los. Publiquem também que no interior tem vida inteligente, pois a aprovação do C.E. PROF. João de Oliveira foi uma das maiores em números proporcionais, entre as escolas estaduais, mesmo com toda a dificuldade.
A 3 anos pleiteamos um Pré-vestibular para o município de Poço Verde sem conseguir. Nossos alunos viajam todos os dias 75 Kms. até Lagarto para freqüentar esse curso. O Secretário de Estado da Educação acaba de anunciar um pólo do pré-vestibular para Simão Dias, como também uma Escola profissionalizante. Simão Dias fica a apenas 27 Kms. de Lagarto.
Mais uma vez os jovens de Poço Verde são esquecidos pelo Governo do Estado através da SEED. Escolas sem professores, sem funcionários, sem pré-vestibular, com o Polo da UAB prestes a fechar. Até quando, meu Deus, seremos relegados ao esquecimento!. Pelo amor de Deus, seja, também, porta voz da angústia de Pais, Mães e familiares dos estudantes de Poço Verde. Clame, brade, defenda o direito dos jovens poçoverdenses de terem uma educação pública de qualidade, que sejamos tratados em pé de igualdade com os demais jovens que freqüentam escolas públicas nesse estado.
Reivindicamos que sejam lotados Professores e funcionários nas nossas escolas estaduais (só o Colégio Estadual Professor João de Oliveira está faltando 7 professores e 11 funcionários de apoio e administrativo para 2011, concluímos o ano de 2010 faltando professor de Matemática e de Física em algumas turmas), a abertura de um pré-vestibular no município, a conclusão da reforma da Escola Estadual Sebastião da Fonseca, a reforma do Epifânio Dorea para funcionamento da UAB, que é uma novela que se arrasta a mais de 7 anos.
Poço Verde, definitivamente, é a Maconado de Gabriel Garcia Marques, “cem anos de solidão”, solidão e esquecimento, sem uma educação de qualidade.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.