segunda-feira, 4 de abril de 2011

Educação no Interior

SOBRE A NOSSA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE.
UM APELO DE UM PROFESSOR PARA AQUELES QUE SE PREOCUPAM COM A EDUCAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS DO INTERIOR DO ESTADO - Texto compartilhado em janeiro de 2011 - Prof. Luiz Carlos (Lula)

As noticias publicadas no site da SEED sobre aprovação em vestibulares reflete a política centralizadora da SEED com relação a apoio aos alunos e as Escolas Públicas da Capital em detrimento as do interior. O Colégio Estadual Professor João de Oliveira em Poço Verde/Se aprovou 14 alunos só no vestibular da UFS, sem contar ainda os das outras faculdades, e os egressos. Aprovamos alunos nos cursos mais cobiçados da UFS como Engenharia civil e Enfermagem entre outros, mesmo com o flagelo educacional provocado pela falta de professores ocorrida durante o ano de 2010 que corre o risco de se perpetuar, de começarmos o ano letivo de 2011 com o mesmo problema. (faltou professores de química, matemática, biologia, física entre outros).
Como professor e pai de aluno faço, não um pedido, mais rogo, em nome do que tem de mais sagrado para as nossas famílias interioranas, que é a educação, olhem para as escolas do interior, principalmente dos municípios mais distantes, nossos alunos são inteligentes, carentes, humildes e necessitamos apoiá-los. Publiquem também que no interior tem vida inteligente, pois a aprovação do C.E. PROF. João de Oliveira foi uma das maiores em números proporcionais, entre as escolas estaduais, mesmo com toda a dificuldade.
A 3 anos pleiteamos um Pré-vestibular para o município de Poço Verde sem conseguir. Nossos alunos viajam todos os dias 75 Kms. até Lagarto para freqüentar esse curso. O Secretário de Estado da Educação acaba de anunciar um pólo do pré-vestibular para Simão Dias, como também uma Escola profissionalizante. Simão Dias fica a apenas 27 Kms. de Lagarto.
Mais uma vez os jovens de Poço Verde são esquecidos pelo Governo do Estado através da SEED. Escolas sem professores, sem funcionários, sem pré-vestibular, com o Polo da UAB prestes a fechar. Até quando, meu Deus, seremos relegados ao esquecimento!. Pelo amor de Deus, seja, também, porta voz da angústia de Pais, Mães e familiares dos estudantes de Poço Verde. Clame, brade, defenda o direito dos jovens poçoverdenses de terem uma educação pública de qualidade, que sejamos tratados em pé de igualdade com os demais jovens que freqüentam escolas públicas nesse estado.
Reivindicamos que sejam lotados Professores e funcionários nas nossas escolas estaduais (só o Colégio Estadual Professor João de Oliveira está faltando 7 professores e 11 funcionários de apoio e administrativo para 2011, concluímos o ano de 2010 faltando professor de Matemática e de Física em algumas turmas), a abertura de um pré-vestibular no município, a conclusão da reforma da Escola Estadual Sebastião da Fonseca, a reforma do Epifânio Dorea para funcionamento da UAB, que é uma novela que se arrasta a mais de 7 anos.
Poço Verde, definitivamente, é a Maconado de Gabriel Garcia Marques, “cem anos de solidão”, solidão e esquecimento, sem uma educação de qualidade.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.