quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Divagações Sobre Política - Parte 1





“Atirar no próprio Pé”, como tantas frases esdrúxulas, essa é mais uma do meio politiqueiro. Busquei o significado, penei para compreender, e tive que apelar para o “con-texto” para entender.
Decerto, desde que o mundo se fez mundo para os humanos que a política, e a politicagem existem. Das cavernas, onde se lutava pelo melhor pedaço de carne, até a caricatura de democracia que se vive hoje, a arte de se fazer política, e a arte de se fazer politicagem, re-inventada pelos antigos gregos, impregna com suas nuances as atividades humanas. Que o diga o poeta e dramaturgo Bertolt Brechet que, em o Analfabeto Político, caracterizou com intensa maestria a importância da política para os humanos.
Porém, indago sempre se existe diferença entre política, a arte da argumentação, e politicagem, a arte da malandragem. É nesse contexto de malandragem que se inserem as frases de efeito e os jargões de defeito, tipo: “Em política eu só não vi boi voar”, “é dando que se recebe”, entre tantos outros que emoldura, com bastante efeito, a arte da safadeza (Ah! Está ai um termo bastante utilizado no meio), e da picaretagem. Mas, o que realmente nos interessa é a frase, do mesmo naipe, “atirar no próprio pé”.
Bem, convenhamos que “atirar no próprio pé” não é nada bom, óbvio, para quem comete essa loucura no sentido literal. Mas, no sentido da malandragem politiqueira, é usada, a frase, para designar alguma pessoa que cometeu uma loucura política, um desatino, que certamente vai prejudicar alguém, e, é vaticinada não por aquele que “se atirou”, se é que existe isso, mas por um individuo que se julga dono do “pedaço”, das mentes e das pessoas que estão no tabuleiro da politicagem, e não aceita nenhum tipo de contestação “a sua autoridade”.
No entanto, na arte da política, essa frase não existe, pois argumentação, a ação de contestar, protestar, reivindicar, debater, é própria daqueles que fazem política respeitando seus pares, respeitando acima de tudo a sua consciência.
Portanto, como tudo tem seu avesso, o antônimo de “atirar no próprio pé” é “atirar na cara do povo”, que no campo da politicagem é um ato usado constantemente pelos “donos do poder”.

Texto deluladezéemidio
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.