segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Poço Verde, Idéias Socialistas Possíveis.


“Se você é capaz de tremer de indignação
a cada vez que se comete uma injustiça no mundo,
então somos companheiros!”


A doutrina socialista, que prega entre outras atitudes, a socialização de serviços públicos e o gerenciamento destes pelo povo, pouco é colocado em prática no mundo, salvo raras exceções esta se esvaindo, principalmente em momentos de crises econômicas que, fortalece ainda mais o capitalismo e torna-o mais selvagem e agressivo.
O município de Poço Verde que desde 2004 é administrado pelo Partido Socialista Brasileiro adota pouco ou nada da doutrina socialista, apesar da identificação do Partido que exerce o poder, hoje dominante no executivo e no legislativo.
Acreditamos que é possível adotar práticas socialistas no município. Vários serviços poderiam ser administrados pelo povo, como por exemplo:
Coleta do Lixo: Terceirizado, é feito por empresa criada por uma pessoa que recebe pelo serviço executado por catadores e donos de camionetes. Poderia ser incentivado a criação de uma cooperativa ou associação de catadores e transportadores de lixo que não mais precisaria de intermediários que, ficam com a maior parte dos recursos pagos para coletar e transportar o lixo. Dessa forma os próprios catadores e transportadores seriam beneficiados, recebendo um pagamento mais condizente e melhorando a qualidade de vida de suas famílias e, claro, poderia aumentar a quantidade de trabalhadores, melhorando também a coleta de lixo e os lucros advindos desse processo seria dividido pelas pessoas que realmente exercem essa atividade árdua.
Transporte Escolar: Feito atualmente por uma empresa que terceiriza também essa atividade pública, poderia ser administrado pelos próprios donos de ônibus e vans, não necessitando de intermediário, que fica com a maior parte do lucro advindo do trabalho de outros. Assim, com a criação de uma cooperativa de transporte escolar, os próprios trabalhadores desse setor administrariam os recursos pagos pelo poder público para fazer esse serviço.
No entanto, para adotar práticas socialistas no município, que são possíveis, é necessário que haja vontade, pois a vontade é que move o mundo, e no caso, vontade política daqueles que gerenciam os recursos públicos alocados no município de Poço Verde.
 
Copyright © 2010 TRANSPARÊNCIA POÇO VERDE. All rights reserved.